Reportagens sobre alimentos



A reportagem exibida na televisão em 26/11/2017 mostra um dos perigos do consumo de queijos clandestinos, conhecidos popularmente em nossa região como "queijo da roça", a transmissão da doença Brucelose.
A Brucelose é uma zoonose, isto é, uma doença que atinge os animais e que também pode ser transmitida ao homem, neste caso principalmente através do consumo de leite cru ou queijo clandestino, produzido a partir do leite cru. Mesmo animais sadios, mas que foram vacinados contra Brucelose, conforme determina a lei, podem eliminar no leite a bactéria utilizada na vacina, a qual é capaz de causar a doença no homem.
O leite utilizado em laticínios registrados no SIM, SIE ou SIF para fabricação de queijos passa por um processo térmico capaz de destruir as bactérias responsáveis pela transmissão da doença Brucelose, assim como diversos outros microrganismos capazes de causar infecções no homem. Todo o processo de fabricação é fiscalizado pelo órgão competente para garantir que o produto fabricado não leve nenhuma doença ao consumidor. Já na fabricação dos queijos clandestinos não há nenhuma fiscalização para garantir a segurança do produto.
Clique aqui para assistir a reportagem completa sobre a doença e o risco de sua transmissão através do consumo de queijo clandestino.